top of page

OAB Juiz de Fora promove ciclo de debates em comemoração aos 37 anos da Constituição Federal de 1988

  • Foto do escritor: Jornalismo OAB-MG Subseção Juiz de Fora
    Jornalismo OAB-MG Subseção Juiz de Fora
  • 17 de out.
  • 2 min de leitura

Em celebração aos 37 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988, a OAB Juiz de Fora promoveu, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, um ciclo de debates na Sede da Subseção, reunindo advogados, estudantes, professores e representantes da sociedade civil para refletir sobre os avanços e desafios da “Constituição Cidadã”.


A iniciativa foi organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB Juiz de Fora, em parceria com as Comissões de Direito Constitucional, Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens e Direito Sindical, com o propósito de fortalecer a educação constitucional e cidadã, incentivar o debate democrático sobre os direitos fundamentais e ampliar o diálogo entre juristas, poder público, academia e sociedade civil.


Durante os três dias de programação, foram abordados temas centrais à consolidação da democracia e à efetivação dos direitos previstos na Carta Magna de 1988.


No primeiro dia (13/10), o tema “Instituições, Democracia e Participação Popular: os avanços da Constituição de 1988 e os poderes constituídos” foi debatido por Bruno Stigert de Souza, Advogado, Professor de Direito da UFJF e Diretor do Núcleo de Apoio às Minorias da OAB/JF; Cristiane Jalles de Paula, Professora de Direito da UFJF; e Kélvia Faria Ferreira, Professora de Direito da UFJF e Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/JF. A mediação ficou a cargo de Juber Pacífico, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/JF.


O Diretor-Tesoureiro da OAB Juiz de Fora, Lucas Sampaio de Souza, esteve presente e realizou a abertura do evento, destacando a honra de sediar um ciclo de debates dessa magnitude e ressaltando a importância do tema para a advocacia e para a sociedade.


No segundo dia (14/10), o debate teve como foco o tema “Segurança Pública, Combate à Criminalidade e Garantia de Direitos”, com as participações de Jackeline Faustino do Nascimento Santos, Membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/JF; Wilker Moroni, Advogado Criminalista; e Rodrigo Ribeiro Rolli, Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. A mediação foi conduzida por Michele Leal, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/JF.


Encerrando o ciclo, no dia 15/10, o tema “Direitos Sociais, Equidade e Justiça: avanços e desafios da Constituição de 1988” contou com as participações de Aline Passos, Professora de Direito da UFJF; Roberta Faria, Presidente da Comissão de Direito Sindical; e Luciano Franco Ribeiro, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens. A mediação foi feita por Jéssica Mariana Felipe, Membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/JF.


No segundo dia de evento, representando a Diretoria da OAB Juiz de Fora, esteve presente o Diretor Institucional, Luiz Fernando Cunha Jr. Já no último dia, a Secretária-Geral, Fabiana Goretti Tresse, participou em nome da Diretoria. Ambos, em seus discursos, destacaram a importância do evento para a advocacia, para a sociedade e para a promoção dos direitos constitucionais.


O evento destacou a importância da Constituição Federal como marco da redemocratização do Brasil e reforçou o papel da advocacia na defesa das garantias fundamentais e da cidadania. Ao promover espaços de diálogo e reflexão, a OAB Juiz de Fora reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos, o fortalecimento das instituições democráticas e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

Comentários


bottom of page