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É um documento eletrônico que garante proteção às transações online - Certificação Digital - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

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Certificação Digital

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JUSTIÇA ELETRÔNICA

O que é Certificação Digital?

 

O certificado digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Esta certificação pessoal, estará criptografada em um token, mídia removível que serve apenas para armazenar sua certificação digital, ou em sua carteira da OAB com chip, emitidas a partir de junho de 2011 (neste caso é necessário a compra de uma leitora de cartão), que possibilita o uso praticamente em qualquer lugar que tenha acesso à internet.

 

Com este dispositivo, os sistemas de informação (computadores, laptops, provedores de internet, etc...) podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

 

Com a certificação digital é possível, por exemplo, realizar envio de arquivos para instituições judiciárias com mais segurança. A instituição judiciária possui certificado para autenticar-se junto ao advogado, assegurando que todas as transações estão sendo enviadas para o servidor daquela instituição judiciária. Já o advogado, realizando operações via PJe, também tem uma chave de acesso que comprova sua identidade perante a instituição judiciária.

 

Para saber mais, clique nos links abaixo e veja as explicações que a OAB/MG preparou:

Vantagens da certificação digital

Cartilha com dúvidas frequentes

 

Como adquirir a minha Certificação Digital?

 

A CAA-MG e a OAB Subseção Juiz de Fora disponibilizam ao advogado e estagiário local, o espaço “Minas Digital”. Lá o serviço de validação será disponibilizado todas os dias em horário comercial, no Núcleo de Apoio ao Advogado da Zona da Mata (Rua Marechal Deodoro, 552 - 3° andar - Centro) em parceria com a empresa Valid Certificadora. Para agendar um horário, basta entrar em contato pelo telefone 3026 4734.

 

Para fazer a sua certificação digital “on line” clique aqui.

 

Qual a documentação necessária para a realização da Certificação Digital?

Cédula de Identidade; cartão de Identidade profissional do Advogado e Estagiário emitido pela OAB
- Original + cópia simples ou autenticada; cadastro de pessoa física (CPF)
- Original + cópia simples ou autenticada; comprovante de endereço
- Original + cópia simples ou autenticada; uma foto 3x4 (recente)*
* Fica dispensada a apresentação de fotografia se for apresentado documento de identidade com foto colorida, emitido há no máximo 5 anos da data da validação presencial.

 

Observações:

Os documentos que possuem data de validade precisam estar dentro do prazo;

RG plastificado não pode estar replastificado ou em mal estado;

Comprovante de endereço tem que ser recente (emitido até 3 meses);

Serão aceitas contas de concessionárias de serviço público (Luz, Água, Telefonia Fixa ou Móvel e Gás). Extratos bancários ou contrato de aluguel, onde conste o nome do titular;

 

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