OAB Juiz de Fora cria Comissão Especial de Enfrentamento aos Golpes de "Falso Advogado"
- Comunicação OAB-MG Subseção Juiz de Fora
- 21 de mai.
- 1 min de leitura
Com o aumento de casos de golpes aplicados por estelionatários que se passam por advogados, a OAB Subseção Juiz de Fora anunciou a criação da Comissão Especial de Enfrentamento aos Golpes de “Falso Advogado”. A medida visa proteger a sociedade e resguardar a imagem e a credibilidade da advocacia.
A nova comissão terá como principal objetivo monitorar, prevenir e denunciar práticas criminosas que envolvam o uso indevido da identidade de profissionais da advocacia ou a falsa representação jurídica. Também caberá ao grupo promover ações de conscientização junto à população, além de apoiar advogados e advogadas que eventualmente tenham seus nomes utilizados de forma fraudulenta.
Um dos diferenciais da comissão será o estabelecimento de um canal direto de articulação com a Polícia Civil, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, com o intuito de intensificar a luta contra esse tipo de crime e agilizar o encaminhamento de denúncias, investigações e medidas preventivas.
De acordo com a diretoria da OAB/JF, a iniciativa surge em resposta ao aumento expressivo de denúncias relacionadas a esse tipo de crime na cidade e na região. Golpistas têm utilizado aplicativos de mensagens e redes sociais para se apresentar como advogados, especialmente em casos envolvendo supostos processos, cobranças judiciais ou promessas de acordos vantajosos, induzindo vítimas ao erro.
A população é orientada a desconfiar de contatos inesperados que envolvam solicitações de valores via PIX, propostas processuais duvidosas ou ameaças judiciais sem documentação formal. Casos suspeitos devem ser denunciados à OAB ou às autoridades competentes.

Comentarios