top of page

Curso Antirracista da OAB/JF promove debates sobre justiça racial e reparação social

  • Foto do escritor: Comunicação OAB-MG Subseção Juiz de Fora
    Comunicação OAB-MG Subseção Juiz de Fora
  • 21 de mai.
  • 1 min de leitura

Nos dias 19 e 20 de maio, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e Combate ao Trabalho Escravo Moderno da OAB Juiz de Fora realizou a 3ª edição do Curso Antirracista da OAB/JF, com o tema "Direitos e Justiça Antirracista: Compromisso para Reparação Social". O evento, promovido de forma online, reuniu diversas advogadas em debates sobre o papel da advocacia na promoção da equidade racial no Brasil.

No dia 19, a abertura contou com a participação da advogada e Conselheira Federal da OAB, Suena Mourão, que abordou "O papel da advocacia na construção de uma justiça antirracista". A programação do dia seguiu com a palestra da advogada Alessandra Santos, que discutiu "Inovação e representatividade: como promover a diversidade racial nas carreiras jurídicas". A mediação foi conduzida por Alexia Dias, presidente da Comissão de Estagiários e Assuntos Estudantis da OAB/JF.

A programação do dia 20 teve início com a advogada Silvia Souza, que apresentou reflexões sobre "Direitos humanos e os desafios no Brasil". Em seguida, as advogadas Carina Dantas e Rita Galvão conduziram o debate sobre "As mazelas da escravidão: a importância da Comissão da Verdade da Escravidão e o combate ao trabalho escravo moderno", com mediação de Carina Dantas.

O curso reforça o compromisso da OAB/JF com a pauta antirracista e a necessidade de ações concretas para a reparação histórica e promoção da justiça racial no sistema jurídico brasileiro.



Comments


bottom of page