Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - STF mantém obrigatoriedade do exame da OAB - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » STF mantém obrigatoriedade do exame da OAB

Notícias

STF mantém obrigatoriedade do exame da OAB Postado em: 27 de Outubro

Fonte: Valor Econômico - 26/10/2011

BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, a exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício profissional. Diante de um plenário lotado de advogados e estudantes de direito, os ministros analisaram nesta quarta-feira recurso de um bacharel de Canoas, no interior do Rio Grande do Sul, que queria exercer a advocacia sem a necessidade de aprovação prévia no exame da OAB.

A decisão foi tomada quatro dias antes da primeira fase do próximo exame, marcado para o dia 30. Confiante em um resultado favorável, a OAB manteve o calendário das provas.

O relator do caso no STF, ministro Marco Aurélio Mello, negou o pedido do bacharel gaúcho e foi seguido pelos demais ministros. O principal fundamento foi de que a prova da OAB protege a sociedade contra a má aplicação do direito, e haveria interesse social em sua aplicação.

Marco Aurélio afirmou que o advogado desqualificado pode causar riscos a quem o contrata (como lesão a seu patrimônio e limitações ao direito de defesa), além de danos à coletividade, por prejudicar a busca de justiça. O exame seria, portanto, uma forma razoável de controlar o exercício profissional, pois os benefícios trazidos pela seleção superam os riscos que profissionais mal qualificados poderiam causar a terceiros, no entendimento dos ministros.
 

Compartilhar notícia

 

Voltar

 

Intranet

© 2024. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo