Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - Estrada União e Indústria é tema de evento promovido pela OAB/JF - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » Estrada União e Indústria é tema de evento promovido pela OAB/JF

Notícias

Estrada União e Indústria é tema de evento promovido pela OAB/JF

Leia a noticia completa sobre Estrada União e Indústria é tema de evento promovido pela OAB/JF

29JUN

      Na última semana, entre os dias 21 e 25 de junho, a OAB Juiz de Fora, por meio da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, promoveu, de forma on-line, o evento “Estrada União e Indústria: 160 anos de História”, devido ao 160º aniversário de construção da estrada, que ligava Juiz de Fora a Petrópolis, sendo a primeira rodovia da América Latina.
      No dia 21, ocorreu a cerimônia de abertura do evento com a presença de autoridades intermunicipais e o lançamento do Selo oficial "Estrada União e Indústria - 160 anos de História, de autoria do Professor José Roberto Vasconcelos, heraldista, genealogista e pesquisador do período do Brasil Império."
     Dando sequência, na noite do dia 22, o Professor Max A. Mendes Lira ministrou a palestra "das Heimweh: Reminiscências de um povo". Já no dia 23, o tema "A União e Indústria e o ordenamento territorial de Juiz de Fora" foi proferido pelo Geógrafo e Professor, Pedro Machado.
      No dia 24, o Presidente da Associação Cultural e Recreativa Brasil – Alemanha, Salcio Del Duca, abordou o "Legado étnico 'alemão' como potencial atrativo turístico: Rota Germânica Mineira no Borboleta - Juiz de Fora/ MG". Finalizando a semana, o Arquiteto Luiz Gonzaga de Carvalho Jr. Discorreu sobre "Estrada União e Indústria: Um olhar sobre seu traçado e sua estrutura".
     Segundo o Presidente da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, Maciel Antônio Silveira Fonseca, o selo que foi lançado na abertura do evento trata-se da Mazeppa dourada, símbolo do empreendimento do Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage. "A cor dourada pode aludir ao ouro do século XVIII, que movia a economia mineira. Um século depois, o elemento motriz que proporcionou o desenvolvimento de Juiz de Fora e região foi a construção da Estrada União e Indústria. Por isso, a Mazeppa dourada", completou.

 

Fotos

Compartilhar notícia

 

Comente:

 
 

Comentários:


Ainda não existem comentários cadastrados. Preencha o formulário acima e seja o primeiro a comentar.

Voltar

 

Intranet

© 2024. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo