Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - Atenção: Comissão da OAB/JF orienta consumidores devido à greve dos caminhoneiros - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » Atenção: Comissão da OAB/JF orienta consumidores devido à greve dos caminhoneiros

Notícias

Atenção: Comissão da OAB/JF orienta consumidores devido à greve dos caminhoneiros

Leia a noticia completa sobre Atenção: Comissão da OAB/JF orienta consumidores devido à greve dos caminhoneiros

29MAI

      Diante da situação que estamos enfrentando, em âmbito nacional, temos que ficar atentos: É proibido pelo art. 39 do Código de Defesa do Consumidor toda e qualquer prática abusiva, dentre elas, a recusa na prestação de serviços, havendo produtos em estoque, para fins de especulação; a elevação dos preços de produtos e serviços sem justa causa, por parte de fornecedores que estão se aproveitando deste momento caótico, sendo que somente os fornecedores que adquirirem produtos com aumento, como tem sido o caso de verduras, legumes e frutas, poderão repassar o valor ao Consumidor, certos de que o Procon pode fiscalizar através de notas fiscais se o fornecedor, realmente, adquiriu o produto com aumento.
      Quanto à limitação de produtos, também vedada pelo CDC em seu art. 39, I, devemos considerar que a situação referente ao combustível, por exemplo, torna-se perfeitamente cabível, tendo em vista que a medida pretende atender ao maior número de consumidores possível, exceção à regra num estado emergencial.
      Cometem crime contra a Economia Popular, previstos na Lei 1.521/51, fornecedores que adulterarem produtos, como tem acontecido com a gasolina e o etanol, e os fornecedores que estejam se aproveitando da situação para aumentar abusivamente os preços, estando sujeitos pela lei, a pena de detenção de 6 meses a 2 anos e multa.
   Verificando quaisquer das situações supra, o Consumidor deve, imediatamente, denunciar tais ilícitos ao Procon, que tem poder fiscalizatório, inclusive para multar e interditar os estabelecimentos infratores.
    A Comissão de Direito do Consumidor da OAB Juiz de Fora se coloca à disposição a fim de sanar qualquer dúvida e amenizar a insegurança que este momento tem trazido para todos os Consumidores.

 

 

Fotos

Compartilhar notícia

 

Comente:

 
 

Comentários:


Ainda não existem comentários cadastrados. Preencha o formulário acima e seja o primeiro a comentar.

Voltar

 

Intranet

© 2024. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo