Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - Ministra do TST debate na OAB Subseção Juiz de Fora os desafios da mulher na conquista da igualdade de direitos - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » Ministra do TST debate na OAB Subseção Juiz de Fora os desafios da mulher na conquista da igualdade de direitos

Notícias

Ministra do TST debate na OAB Subseção Juiz de Fora os desafios da mulher na conquista da igualdade de direitos

Leia a noticia completa sobre Ministra do TST debate na OAB Subseção Juiz de Fora os desafios da mulher na conquista da igualdade de direitos

20MAR

               A ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Drª Delaíde Alves Miranda Arantes foi a conferencista da solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher realizada na sede da OAB Subseção Juiz de Fora, na noite de 17 de março. Com o tema “Os desafios da mulher na conquista da igualdade de direitos”, a ministra traçou um perfil dos novos tempos no Brasil e destacou que a realidade da mulher na sua trajetória de busca da igualdade tem dois marcos na legislação brasileira: a Constituição de 1988 e o Código Civil de 2002.
           A conferência foi promovida pela OAB Subseção Juiz de Fora/Comissão da Mulher Advogada, Comissão da Mulher Advogada da OAB-MG e Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.
            Segundo Delaíde Arantes, o trabalho duro das mulheres brasileiras na Constituinte foi fundamental para as conquistas vivenciadas e o trabalho persistente ao longo do tempo resultou nas conquistas no código Civil de 2002.
            O presidente da OAB Subseção Juiz de Fora, Dr. Denilson Clozato Alves recepcionou a ministra ao lado da diretora secretária-geral da OAB-MG e vice-presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Drª Helena Delamonica, da Conselheira Seccional e presidente estadual da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MG, Drª Valquíria Valadão, e da coordenadora da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Juiz de Fora, Drª Júlia Carla Duarte Melo. De Belo Horizonte veio recepcionar a ministra, a Desembargadora Emília Facchini, vice-presidente judicial do TRT da 3ª Região. Estiveram à mesa o Presidente da CAA-MG , Dr. Sérgio Murilo Diniz Braga e o vice-presidente, Dr. Wagner Parrot.
A vice-presidente da OAB Subseção Juiz de Fora, Drª Cláudia Vieira Campos, o secretário-geral da OAB Subseção Juiz de Fora, Dr. Alexandre Atilio, as Conselheiras Subseccionais Dra. Vera Carmen Ávila, Dra. Flávia Dovizo e Dra. Juliana Gonzaga estiveram presentes ao evento. A Coordenadora da Comissão de Direito Empresarial Dra. Ana Elisa Fellet, o Coordenador da Comissão OAB vai à escola, Dr. Denilson Romano, a Coordenadora da Comissão de Dativos, Dra. Walníbia Nascimento Lobo, a Coordenadora das Comissões do Direito das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, Dra. Anna Ede Oliveira, o delegado da caixa de Assistência dos Advogados, Dr. Henrique Soares de Siqueira, também marcaram presença no evento.
            Representando a Turma Recursal do Trabalho em Juiz de Fora, estiveram recepcionando a Ministra do TST o Desembargador Dr. Heriberto de Castro, o Desembargador Dr. Luiz Antônio de Paula Ienacco e a juíza convocada Dra. Maria Raquel Ferrari Zagari Valentim.
            Na opinião da ministra, as principais alterações do Código Civil em benefício da mulher foram as disposições sobre o casamento, o nome do cônjuge, o planejamento familiar, a direção da sociedade conjugal, o sustento da família e o domicílio do casal. E o grande desafio da mulher é fazer valer esses direitos assegurados por lei. Delaíde Alves também abordou a questão da violência doméstica contra a mulher que, no Brasil, tem índices alarmantes e inaceitáveis. A ministra enfatizou a grande conquista que representa a Lei Maria da Penha, mas afirmou que é preciso avançar mais. E argumentou que um outro desafio da mulher brasileira é superar a desigualdade salarial em relação ao homem executando trabalho idêntico.
 

Fotos

Compartilhar notícia

 

Voltar

 

Intranet

© 2024. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo