Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - Marcelo Yuka participa de palestra na OAB/JF no Dia da Pessoa com Deficiência Física - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » Marcelo Yuka participa de palestra na OAB/JF no Dia da Pessoa com Deficiência Física

Notícias

Marcelo Yuka participa de palestra na OAB/JF no Dia da Pessoa com Deficiência Física

Leia a noticia completa sobre Marcelo Yuka participa de palestra na OAB/JF no Dia da Pessoa com Deficiência Física

13OUT

    Considerado um dos artistas mais engajados de seu tempo, Marcelo Yuka, esteve em Juiz de Fora na última terça-feira (11/10), Dia da Pessoa com Deficiência Física, para participar de uma palestra na sede da OAB Subseção Juiz de Fora.
    Apesar do tema central do evento ter sido a questão da acessibilidade, Yuka discutiu também, de maneira informal e descontraída, sobre arte, preconceito, violência, criminalização da pobreza e expôs suas experiências de vida. A jornalista e presidente da associação de atenção à pessoa com deficiência Somar Brasil, Thaís Altomar, foi quem conduziu a palestra e as perguntas feitas ao convidado.
    Em uma de suas falas mais marcantes e aplaudidas, o compositor enfatizou que deficientes são os portadores de preconceito e que a deficiência mais custosa e maléfica para o nosso país é a deficiência de princípios. Neste sentido, Yuka destacou que, pior do que não ter leis é ter leis que não são cumpridas.
    Segundo ele, buscar a acessibilidade não significa focar apenas em uma causa das pessoas com deficiência, já que um dia, todos precisarão de elementos facilitadores do dia a dia. “Lutar por uma sociedade mais justa não é lutar pelo próprio umbigo, mas lutar pelo umbigo do mundo” ressaltou.
    Marcelo Yuka participa ativamente de projetos sociais desde os 16 anos de idade. Fundador e ex-baterista do grupo “O Rappa”, o artista sempre faz questão de levar ao público temas como a humanização das relações, a educação como meio de combate à violência e o amor como ferramenta da transformação social para as suas composições. Sua vida mudou completamente no dia 9 de novembro de 2000, quando, em uma tentativa de assalto, levou nove tiros, sendo que um atingiu a coluna vertebral, e ficou paraplégico, aos 34 anos de idade.
    Segundo o presidente da OAB/JF, Wagner Parrot, a ideia de convidar Yuka para uma palestra surgiu após assistir uma entrevista em que o compositor contava a sua história. "Assisti a essa entrevista e fiquei impressionado com a forma inteligente, lúcida e ao mesmo tempo dolorida, que o Marcelo lida com a sua deficiência" afirmou. 
    Parrot acrescentou ainda que, entre os eventos produzidos pela Subseção, os mais empolgantes e interessantes para ele são os que englobam debates em relação à pessoas com deficiência e acessibilidade.
    O evento foi organizado pela OAB Juiz de Fora em parceria com a Somar Brasil e teve como patrocinadores as empresas Victory Hotéis, Bacco Restaurante, Brazillians Tour e Caixa Econômica Federal. 
 

Fotos

Compartilhar notícia

 

Voltar

 

Intranet

© 2024. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo