Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - OAB/JF ajuda refugiada a reunir sua família na cidade - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » OAB/JF ajuda refugiada a reunir sua família na cidade

Notícias

OAB/JF ajuda refugiada a reunir sua família na cidade

Leia a noticia completa sobre OAB/JF ajuda refugiada a reunir sua família na cidade

03ABR

      Receber e regularizar a situação de estrangeiros que pedem refúgio no Brasil e, principalmente, assisti-los juridicamente e de forma gratuita. Essa é a iniciativa da OAB Juiz de Fora, através da Comissão de Direito Internacional.
      Após saber os planos de Síria Hivin, que pretendia trazer a família para Juiz de Fora, esta Comissão deu entrada no processo de visto de reunião familiar pelo site do Conare e enviou toda documentação necessária em outubro de 2018. Hivin vive em Juiz de Fora há 5 anos junto com o marido e desde então desejava trazer a mãe idosa e o irmão, que tem uma deficiência mental, para junto deles.
      O Conare aprovou a documentação e encaminhou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). Logo após, os representantes da Comissão entraram em contato com o MRE, que em janeiro deste ano encaminhou a solicitação para o Consulado Brasileiro, em Beirute, no Líbano.
      A mãe e o irmão da Hivin conseguiram cruzar a fronteira da Síria com o Líbano e foram acolhidos por conhecidos em Beirute, até que a situação deles fosse resolvida.
      A Comissão da OAB/JF marcou a entrevista dos dois no Consulado Brasileiro em Beirute, que foi agendada para fevereiro, mas o Consulado Brasileiro exigiu alguns documentos que eles não conseguiram, tendo em vista que a Síria está em guerra.
      Em seguida, a Comissão conseguiu contato com um diplomata em Brasília, que é de Juiz de Fora, e explicou a situação. Na semana seguinte, ele entrou em contato com a Ordem e pediu para que os dois retornassem para o Consulado Brasileiro em Beirute, e finalmente o visto dos dois foi concedido.
      Durante este trâmite, Hivin enfrentava um outro problema, ela não tinha recursos para conseguir as passagens aéreas para sua família vir ao Brasil. Dessa forma, no início de fevereiro, alguns advogados criaram uma vaquinha online para ajudá-la e em 20 dias todo o dinheiro necessário foi arrecado.
      No final de fevereiro, com os vistos já emitidos, as duas passagens de avião foram compradas, e finalmente na última sexta-feira, dia 29 de março, os dois chegaram no Rio de Janeiro e agora toda a família já está reunida em Juiz de Fora. 

 

Fotos

Compartilhar notícia

 

Comente:

 
 

Comentários:


Ainda não existem comentários cadastrados. Preencha o formulário acima e seja o primeiro a comentar.

Voltar

 

Intranet

© 2019. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo