Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - Campanha Mais Mulheres na Politica é lançada durante segundo dia de conferência - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » Campanha Mais Mulheres na Politica é lançada durante segundo dia de conferência

Notícias

Campanha Mais Mulheres na Politica é lançada durante segundo dia de conferência

Leia a noticia completa sobre Campanha Mais Mulheres na Politica é lançada durante segundo dia de conferência

10MAR

A OAB Minas, por meio da Comissão Estadual da Mulher Advogada, lançou a Campanha Mais Mulheres na Politica, nesta sexta-feira (9/3), em meio às atividades da XVI Conferência Estadual. Um estande para a divulgação da campanha foi montado e ganhou destaque no evento, com a participação maciça dos conferencistas.

A campanha acontece até agosto, quando termina o prazo de inscrição de chapas de partidos políticos para as eleições estaduais e nacionais deste ano. Serão disponibilizados canais de comunicação entre a sociedade e a OAB Minas para recebimento de denúncias. O movimento será encampado pelo Conselho Federal e tem como objetivo conscientizar e incentivar as mulheres sobre a importância de participação efetiva e real nos cargos eletivos da próxima eleição. A lei 9.504/97 exige o mínimo de 30% de candidaturas de gênero.

A coordenadora da Participação da Mulher na Politica dentro da campanha, Luciana Nepomuceno, conta que varias ações foram ajuizadas nas ultimas eleições contra homens candidatos a vereador que se elegeram utilizando de candidatas laranja, para conseguirem ter o registro eleitoral. "Esse dado foi o motivador de criarmos essa campanha. O Ministério Público ajuizou inúmeras ações e apurou que as candidaturas dessas mulheres eram apenas fictícias. Muitas delas tiveram foram surpreendidas com candidaturas fakes, tendo fotos de perfis de redes sociais utilizadas sem consentimento ou mesmo saber que estão sendo utilizadas", destacou Nepomuceno.

Luciana Nepomuceno alertou ainda sobre sansões que podem ser aplicadas em casos em que há fraudes. "São punições severas que vão desde a perda de mandato até inelegibilidade. É necessário que homens e mulheres fiscalizem partidos, coligações e se auto fiscalizem para acabarmos com esse crime eleitoral", afirmou à coordenadora.

A advogada Luciene Sudário Santos, participante da conferência, aprovou a iniciativa da OAB Minas e destacou que "a mulher precisa dessa consciência de que ela é a protagonista da conquista por espaço de igualdade real em todas as esferas sociais". 

 

Fonte: https://www.oabmg.org.br/Noticias/Index/8730/Campanha_Mais_Mulheres_na_Politica_e_lancada_durante_segundo_dia_de_conferencia


Fotos

Compartilhar notícia

 

Comente:

 
 

Comentários:


Ainda não existem comentários cadastrados. Preencha o formulário acima e seja o primeiro a comentar.

Voltar

 

Intranet

© 2024. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo