Logotipo OAB Subseção juiz de Fora X

Notícias - Judiciário mineiro investe na informatização dos processos - OAB/MG Subseção Juiz de Fora

 

Esqueci minha senha

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui para se cadastrar

 
 

Home » Notícias » Judiciário mineiro investe na informatização dos processos

Notícias

Judiciário mineiro investe na informatização dos processos Postado em: 12 de Março

                 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) iniciou ontem, 10 de março, o uso do Jippe (Justiça Integrada ao Povo pelo Processo Eletrônico), sistema informatizado para a utilização do meio eletrônico na tramitação de processos judiciais da Segunda Instância. Em sua fase inicial, o Jippe abrange os mandados de segurança, as ações rescisórias, as revisões criminais e os agravos de instrumento criminais – todos originários da comarca de Belo Horizonte.

            A implantação do Jippe faz parte das iniciativas estratégicas do Judiciário mineiro e integra as ações do TJMG para a informatização dos processos judiciais. Além dele, o Tribunal utiliza outros dois sistemas: o Sistema CNJ (Projudi) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O Projudi é um software de tramitação de processos mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É usado via internet e permite a completa substituição do papel por autos processuais digitais. Esse sistema está em funcionamento nos Juizados Especiais de Belo Horizonte, nas Turmas Recursais Cíveis e, na Justiça Comum, na Vara de Registros Públicos.
Já o PJe é um sistema de informática, desenvolvido também pelo CNJ, que permite a prática do ato processual diretamente no sistema. Foi implantado inicialmente nas Varas Regionais do Barreiro, em 2012, e está sendo estendido gradativamente para a Justiça Comum de Primeira Instância.
            O investimento na informatização dos processos faz parte dos esforços do TJMG para reduzir tempo e custos. Os processos judiciais digitais ou processos eletrônicos, como também são chamados, são sistemas de informática que reproduzem todo o procedimento judicial em meio eletrônico. Assim, o registro dos atos processuais deixa de ser feito e de ser armazenado em papel para dar lugar ao ambiente digital. A completa informatização da Justiça diminui a burocracia dos atos processuais e melhora o acesso aos processos.
            Atualmente, o TJMG trabalha com três soluções tecnológicas diferentes. Cada uma foi adotada em ocasiões diferentes, atendendo às necessidades específicas de áreas variadas. A meta do Tribunal, contudo, é migrar os dados do Projudi e do Jippe para o PJe, que será o único sistema adotado a partir de 2018, conforme determinação do CNJ.  Até lá, os advogados devem realizar o autocadastramento em cada um dos sistemas separadamente, conforme a necessidade de uso. Cada usuário acessa somente o módulo que oferece as funções de que necessita para desenvolver suas atividades.  
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Goiás
(31) 3237-6568
 

Fonte: http://www.tjmg.jus.br/portal/imprensa/noticias/judiciario-mineiro-investe-na-informatizacao-dos-processos-1.htm#.UyB4XT9dWE4


Compartilhar notícia

 

Voltar

 

Intranet

© 2024. Todos os direitos reservados.

Logotipo da agência ato interativo